A infusão de medicamentos imunobiológicos consiste no tratamento de um paciente por meio de soluções ministradas de forma endovenosa ou subcutânea, com o objetivo de proporcionar uma melhora no seu quadro. Pacientes de diferentes áreas da medicina, incluindo a reumatologia, a gastroenterologia, a dermatologia e outras, se beneficiam deste tratamento. O uso dos medicamentos imunobiológicos é uma das principais tendências da medicina moderna.
Não há necessidade de jejum ou outro preparo especial antes da infusão. O paciente passa por uma pré-consulta com médico especialista antes de cada infusão, onde são verificados se há alguma contra indicação ao procedimento. Não é indicado receber uma infusão durante um processo infeccioso ou quando há alterações clínicas ou laboratoriais significativas.
Em algumas situações, são administrados medicamentos antialérgicos para prevenir as chamadas reações infusionais. Após o término da infusão, o paciente pode retomar suas atividades usuais. A sonolência eventualmente causada pela pré-medicação (anti-histamínicos) é de curta duração e, em geral, o paciente termina o procedimento completamente desperto e apto, inclusive, para dirigir