FAN POSITIVO

O exame chamado FAN (fator antinuclear) é um teste habitualmente solicitado para os pacientes que estão com suspeita de uma doença de origem autoimune. Em condições normais, o sistema imunológico responde à invasão do nosso organismo por germes produzindo um grande número de anticorpos para combatê-los. Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, o organismo age de forma inapropriada e passa a produzir anticorpos contra as células, tecidos e proteínas do próprio corpo, como se esses fossem agentes agressores. O FAN é um desses auto-anticorpos que são produzidos nas doenças autoimunes.

Uma vez que se tenha um FAN positivo associado a um quadro clínico que sugira doença auto-imune, deve-se solicitar a pesquisa de auto-anticorpos específicos para tentar definir exatamente com qual doença autoimune estamos lidando. O FAN sugere a presença de um auto-anticorpo, mas não define exatamente qual é.
Muitas vezes, o paciente tem FAN positivo, mas possui os auto-anticorpos específicos negativos. Nesses casos há geralmente duas possibilidades: ou o FAN é falso positivo ou o paciente pode ter uma doença autoimune que ainda não está ativa. O paciente tem os auto-anticorpos, mas eles ainda não estão atacando o organismo.

Concluindo, o fator antinuclear é um exame inicial na investigação das doenças autoimunes. O FAN sozinho não fecha nenhum diagnóstico. Quando o paciente tem sintomas típicos de doença autoimune, ele ajuda a direcionar o diagnóstico.