AÇUCAR E AS DOENÇAS REUMÁTICAS

Sabemos que as doenças reumáticas autoimunes têm causas e gatilhos multifatoriais e estão envolvidos fatores tanto genéticos como ambientais. Entretanto pacientes com Artrite Reumatoide experimentam frequentemente exacerbação de sintomas com o consumo de alimentos ricos em açúcar como sobremesas e refrigerantes.

Algumas hipóteses para relação com o consumo de açúcar e piora dos sintomas são mudanças no microbioma (desde a boca levando a doença periodontal até o intestino) gatilho para produção de anticorpos contra proteínas citrulinadas, além das tão conhecidas vias de disfunção no metabolismo da glicose que podem somar no processo de um estado inflamatório crônico. O próprio efeito do ganho de peso que o consumo de açúcar faz também é muito ruim para o sucesso do tratamento. E para quem está em uso de corticoide reduzir o consumo de açúcar é mais importante ainda.

A orientação para pacientes reumáticos é que a ingestão de açúcar adicionado seja menor que 5% das calorias diárias. E não é só cortar o açúcar óbvio como doces e chocolates é importante ler sempre os rótulos dos alimentos com atenção. Alimentos como cereais, iogurtes, congelados e condimentos como ketchup tem uma quantidade enorme de açúcar adicionado.


Dúvidas ou Orçamento via WhatsApp
Enviar Mensagem