A queda de temperatura pode, sim, aumentar dores reumáticas e musculares. Um dos motivos é a vasoconstrição, que sobrecarrega a musculatura ativa, aumentando também a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações, então veja as dicas para amenizar as dores.
1. Prática de atividades físicas
Muitas pessoas têm o costume de interromper a prática de atividades físicas nos dias frios. Porém, para evitar dores nas articulações nesse período, o recomendado é manter essas regiões em movimento. Exercícios físicos promovem o fortalecimento muscular e das juntas, melhorando a circulação sanguínea de forma geral. A melhor lubrificação dessas áreas também reduz as sensações de dor e desconforto.
2. Aquecimento e alongamento
Aquecer o corpo é um hábito importante para ativar a circulação antes do exercício. Sem o aquecimento, a musculatura permanece contraída e o risco de sofrer lesões é maior. Ao incorporar esse hábito, é possível perceber benefícios durante o exercício, como diminuição dos espasmos e melhoramento das funções musculares.
Após a atividade, é recomendável alongar a musculatura trabalhada. A longo prazo, isso melhora a flexibilidade corporal e o condicionamento físico.
Se você não tem a prática de realizar atividades físicas, é essencial que todo o processo — do aquecimento ao alongamento final — seja supervisionado por um profissional qualificado. A realização de movimentos errados pode não gerar resultados ou piorar a sensação de dor.
3. Cuidado com roupas apertadas
O uso de roupas ou sapatos muito apertados gera uma pressão desnecessária sobre determinada região do corpo, provocando inchaço e agravando as dores. O ideal é usar roupas confortáveis e que permitam a movimentação.
4. Manter-se aquecido
Aquecer-se durante o inverno evita a redução da circulação sanguínea, principalmente nas extremidades do corpo, como mãos e pés. Para isso, a dica é agasalhar-se bem — procure usar roupas e acessórios quentes e aconchegantes.
Aposte no consumo de comidas e bebidas quentes, como sopas e chás. Opte também por alimentos termogênicos, como canela, gengibre e pimentas, pois eles aumentam o metabolismo do organismo e favorecem o melhoramento circulatório.
Se houver dor em alguma parte específica do corpo, pode-se aplicar compressas de água quente por alguns minutos nessa região.
5. Massagens
Massagens são fortemente recomendadas por melhorar a circulação do sangue e reduzir dores. As massagens com uso de pressões moderadas, como as automassagens, estimulam os receptores localizados logo abaixo da superfície da pele.
Esses receptores enviam sinais químicos ao cérebro, que libera hormônios redutores de estresse, como a serotonina. Após essa liberação, há um alívio da dor e aumenta-se a sensação de prazer.
Se houver persistência ou intensificação dos sintomas, é recomendável que se consulte um médico ortopedista. Dores nas articulações no inverno podem ser indícios de doenças mais preocupantes, como artrite, artrose ou gota, que requerem tratamento especializado. Somente um profissional qualificado poderá lhe indicar a medicação e os procedimentos adequados. Compartilhe este conteúdo.