Aumento das dores no frio, porquê isso acontece?

Por Dra. Ana Beatriz Finardi

Queridos pacientes, o frio chegou mais cedo esse ano, e com ele a piora das temidas dores. Leiam nosso novo artigo sobre a relação de dores com o frio, e entendam um pouco mais sobre essa associação.

É comum em períodos com baixas temperaturas haver um aumento da procura pelo médico reumatologista.
Nossos pacientes que tratam de artrite reumatoide, osteoartrite, fibromialgia, lúpus entre outras doenças que afetam cartilagem e articulações já sabem: O FRIO CHEGOU E AS DORES CONSEQUENTEMENTE AUMENTARAM.

SIM, existem estudos de renomadas universidades, como Harvard, onde existe uma associação da piora das dores com o frio, porém, ATENÇÃO, não ocorre piora da doença em si. Até hoje não existe nenhum estudo que comprove que a inflamação causada por estas patologias se intensifique com o frio ou que ocorra prejuízo da lubrificação articular nesse período.

O que na realidade acontece, é que no frio os receptores térmicos presentes em nossa pele sentem as baixas temperaturas e enviam essa mensagem para o nosso sistema nervoso, que rapidamente inicia um processo de proteção.

Algumas destas respostas são simples e as realizamos mesmo sem perceber. No frio nós nos movimentamos menos e ficamos mais contraídos, isso porque uma das reações de proteção é a contração muscular persistente, que nos mantém encolhidos ou tremendo, acompanhado da contração dos vasos sanguíneos, que diminui o fluxo de sangue nas extremidades para manter a temperatura adequada dos nossos órgãos vitais.

Esse ajustamento involuntário do corpo às mudanças climáticas diminui também a flexibilidade dos músculos, causando rigidez muscular e um possível desconforto ao se movimentar.

A diminuição da circulação causa um aumento da viscosidade do líquido sinovial, que está presente nas articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento da viscosidade gera maior rigidez articular e consequentemente mais dores.

O que você fazer para amenizar ou prevenir as dores causadas pelo frio?

A melhora das dores exige que você mantenha seu corpo aquecido de diversas formas: agasalhos quentinhos, compressas, banhos e muito, muitos movimentos. Devendo sempre evitar longos períodos sem se mexer e lutando contra as sensações de preguiça que aparecem junto com os dias frios.

A atividade física é uma forte aliada para combater as dores nesse período, pois diminuem as tensões musculares, além de colaborarem para o aquecimento corporal!