POLIMIALGIA REUMÁTICA

Polimialgia reumática (PMR) é uma doença que acomete pessoas acima de 50 anos, causando rigidez e dor no pescoço, ombros e quadris. Hoje se sabe que os sintomas são causados por inflamação nas articulações profundas de ombro, pescoço e quadril. A rigidez pode ser tão intensa que pode incapacitar o doente, tendo como outros sintomas fadiga, perda de peso, febre baixa e depressão.

O diagnóstico de PMR é eminentemente clínico, com a história, exame físico e exames laboratoriais auxiliando a afastar outras condições que podem causar sintomas semelhantes. Geralmente ele é feito quando há indícios na história e exame físico, além de uma alteração importante nos exames que indicam inflamação, como a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a proteína C reativa. Esses exames estão elevados em várias causas de inflamação, e não são específicos para PMR, devendo sempre serem interpretados no contexto clínico.

A meta no tratamento da PMR é aliviar os sintomas com melhora na qualidade de vida. Normalmente, os pacientes com PMR respondem muito bem à pequenas doses (5 – 10 mg) de Prednisona, que é um corticosteroide). O tratamento frequentemente se estende por dois anos ou mais, sendo necessário o controle dos efeitos do uso da prednisona por este tempo, com redução progressiva da dose. Em alguns casos é utilizada uma medicação “poupadora de corticosteroide”, como o metotrexato, para permitir uma redução mais segura da prednisona.

Dúvidas ou Orçamento via WhatsApp
Enviar Mensagem