Com a chegada do inverno, diversas mudanças ocorrem em nossa rotina, desde o ressecamento da pele até a frequência de doenças respiratórias. O período também costuma ser difícil para quem sofre com dores no corpo.
O aumento das dores no corpo, nesta época, tem a ver com a contração dos músculos e menor movimentação, o que causam rigidez muscular e geram o desconforto, afinal músculos não aquecidos se tornam menos flexíveis, podendo provocar lesões.
Outro motivo é o aumento da viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro da articulação e serve para lubrificá-la. Para evitar as dores de articulação, o ideal é manter sempre o corpo aquecido, podendo recorrer a bolsas de água quente e alongamentos, que ajudam a ativar a circulação, bem como atividades físicas.
A imunidade também é um fator importantíssimo neste período. Para fortalecê-la e evitar a intensificação de dores é fundamental controlar o psicológico, para evitar principalmente estresse e ansiedade, além de manter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes.