Em tempos de home office, o aumento das dores nas costas tem sido mais recorrente entre os brasileiros, que se queixam de incômodo e/ou descobrem, por meio deste sintoma, problemas mais graves, principalmente aqueles que já possuemtendência para desenvolver problemas na coluna.
Mesmo para quem trabalha presencialmente, a postura adotada ao trabalhar por horas seguidas é peça-chave para evitar dores nas costas. O ideal é manter as costas retas, com os antebraços apoiadossobre a mesa, coxas em 90 graus em relação ao tronco, joelhos e pés também a 90 graus, assim como o ângulo entre o pescoço e o queixo.
O uso de uma cadeira regulável à altura da mesa,deixando, no mínimo, 20 cm entre a mesa e o assento da cadeira também é indicado. Caso não seja possível trocar os seus móveis, utilize uma almofada para a adaptação.
A altura do seu computador ou notebook também precisa estar alinhada a sua altura visual, caso contrário, dores no pescoço podem começar a incomodar no seu dia a dia. A iluminação também é fator relevante para evitar problemas de articulação na região cervical ao tentar inclinar o pescoço para melhor visualização da tela.
Outra dica importante é fazer alongamento da musculatura antes e/ou depois de trabalhar sentado por diversas horas. Além disso, ficar muito tempo na mesma posição pode influenciar também na circulação. Portanto, é indicado que pelo menos uma vez, de hora em hora, você se levante e se movimente por cinco minutos.
As dores nas costas, no entanto, não são causadas somente pela postura na hora de ficar sentados por um período longo. Excesso de peso, histórico familiar, posição na hora de dormir e outros fatores também podem provocar as dores.
Por isso, é indispensável realizar as atividades físicas com frequência, manter uma alimentação saudável e balanceada, beber bastante água e visitar, frequentemente, seu médico reumatologista para consultas e exames periódicos. E fique ligado! A automedicação pode ser prejudicial para sua saúde!